Direitos do paciente
CONHEÇA OS DIREITOS DO PACIENTE – MANTENHA O FLUXO DA VIDA
1 em cada 4 pessoas morrem de causas relacionadas à trombose, uma condição evitável de risco de vida que afeta milhões de pessoas no mundo a cada ano.
Estar internado em hospital é um importante fator de risco para o desenvolvimento de trombose venosa e embolia pulmonar (TEV). Pacientes com diminuição da mobilidade – devido ao repouso absoluto ou em recuperação, ou ainda que experimentam trauma dos vasos sanguíneos, devido a cirurgia ou outros ferimentos graves são mais propensos a desenvolver coágulos sanguíneos.
Seja proativo. Se você está internado no hospital, ou se você estiver sendo submetido a cirurgia, deve ser feita uma avaliação de risco de TEV. Se você tiver sido admitido no hospital e você não tiver tido tido o seu risco de trombose avaliado, é importante que você pergunte a um médico ou enfermeiro sobre isso. Por outro lado, se você foi considerado em risco de tromboembolismo e lhe foi prescrito medicação, meias ou outros dispositivos, é importante que você entenda como usá-los corretamente.
PREVENÇÃO APROPRIADA PODE INCLUIR:
- Medicamentos anti-trombóticos (por exemplo, anticoagulantes injetáveis ou orais)
- Dispositivos mecânicos (por exemplo, dispositivos de compressão pneumática intermitente ou bombas venosas de pé de insuflação rápida, meias de compressão graduada)
Certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver TEV. Quando realizada por um profissional de saúde, uma avaliação de risco de TEV pode indicar o risco e proporcionar prevenção adequada.
Saiba se você está em risco de desenvolver TEV. Conheça os sinais e sintomas. Assuma o controle de sua saúde e proativamente reduza o seu risco.
CONHEÇA OS FATORES DE RISCO PARA TEV:
ALTO RISCO
• Internação hospitalar por tempo prolongado
• Cirurgia (especialmente da quadril, joelho e cirurgias relacionadas ao câncer)
• Não se mobilizar por longos períodos de tempo (por exemplo, devido ao repouso absoluto ou devido a viagem de longa duração)
RISCO MODERADO
• Idade (60+)
• história pessoal ou familiar de coágulos sanguíneos
• Câncer / quimioterapia
• Uso de medicação à base de estrogênio (por exemplo, contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal)
OUTROS FATORES DE RISCO
- Obesidade
- Gravidez ou parto recente
- Fumo
- Consumo de álcool
NÃO SE ESQUEÇA:
- Peça ao seu médico para avaliar o seu risco de desenvolver TEV. Se hospitalizado, peça uma avaliação de risco tromboembólico logo que admitido no hospital.
- Discutir os resultados da sua avaliação de risco de TEV e perguntar o que pode e deve ser feito para reduzir o seu risco. A informação deve ser fornecida verbalmente e por escrito.
Se você ou alguém que você sabe que está indo para o hospital, seja proativo e esteja preparado. Faça perguntas importantes sobre o risco de TEV e prevenção adequada.
Pense TEV e assuma o compromisso global de prevenção.