Pesquisa científica sobre trombose
PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE TROMBOEMBOLISMO VENOSO (TEV)
Devido à pouca documentação sobre a morte global e deficiência ou sequelas devido ao TEV, Comitê de Direção do Dia Mundial da Trombose (WTD) publicou dois projetos monumentais de pesquisa:
1. a análise científica mais completa da carga global de TEV já realizado (mais de 8.000 citações);
2. a primeira avaliação global sobre sensibilização do público para TEV (realizado em 9 países e com dados de mais de 7.200 pessoas).
PRINCIPAIS CONCLUSÕES:
- O TEV é muito mais comum do que a maioria assume e é um dos principais contribuintes para carga global da doença em todas as regiões, sejam elas de alta, média e baixa rendas.
- O TEV é a principal causa de morte prematura e incapacidade entre acontecimentos adversos associados às internações hospitalares.
- A consciência pública de TEV é significativamente menor do que outras condições, como câncer de próstata, câncer de mama e AIDS, que, apesar de muito importantes, ainda apresentam carga de morbidade substancialmente menor.
- O conhecimento dos fatores de risco de TEV, incluindo hospitalização, cirurgia e câncer, é baixa, assim como a consciência de que a doença pode ser prevenida.
Estudos completos, publicado no Journal of Thrombosis and Haemostasis (JTH), estão disponíveis para download.