Trombose venosa profunda
O que é a trombose venosa
A trombose é a coagulação do sangue dentro do vaso sanguíneo. Em condições normais, o sangue flui dentro das artérias e veias para continuar líquido. O sangue possui substâncias coagulantes que favorecem a coagulação quando o vaso é rompido por alguma razão, evitando hemorragias. Mas também possui componentes anticoagulantes que evitam com que haja coagulação dentro dos vasos sanguíneos, o que poderia acarretar obstrução ao fluxo (trombose). O nome desse equilíbrio é hemostasia.
A formação do coágulo ocorre na dependência do desequilíbrio de 3 componentes:
- Lesão da parede vascular
- Variação dos componentes do sangue
- Estagnação do fluxo
Quando um ou mais dos componentes acima ocorre dentro da circulação sanguínea, há a formação de coágulos dentro dos vasos (trombose). Se a trombose ocorre dentro das veias, é chamada trombose venosa.
Clinicamente dividimos a trombose venosa em dois tipos:
- Trombose venosa profunda (TVP) – a formação de coágulos ocorre dentro das veias profundas do organismo (nas pernas, braços, abdome ou tórax). É o tipo mais perigoso porque o sistema venoso profundo se comunica direto com o pulmão, através das artérias pulmonares. A fragmentação dos trombos no sistema venoso pode evoluir para embolia pulmonar.
- Trombose venosa superficial (ou tromboflebite) – a formação de coágulos acontece dentro das veias superficiais (as veias visíveis do corpo). A tromboflebite pode estar associado à TVP em até 18,1% e, em até 6,9% à embolia pulmonar, por isso não deve ser negligenciada.
Referência:
- Prevalence of Deep Vein Thrombosis and Pulmonary Embolism in Patients with Superficial vein Thrombosis: A Systematic Review and Meta-analysis – Journal of Thrombosis and Haemostasis 2016, 14:964-972